segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Brasil vence desafio internacional contra o Japão

Um palco digno de uma grande exibição de judô. O belíssimo Teatro Bradesco, em São Paulo, recebeu um dos confrontos mais tradicionais do judô mundial: Brasil e Japão. Com a torcida iluminando os atletas, transmissão da TV Globo e câmera mostrando a visão dos árbitros, os brasileiros conseguiram superar os japoneses por quatro a um com vitórias de Rafael Silva, Eduardo Bettoni, Rafael Macedo e Charles Chibana. Ryo Saito marcou o ponto do Japão.

“Foi uma competição bem bacana. A gente está acostumado a sempre lutar em ginásio e participar de uma competição num teatro foi algo inesquecível. A vibração do público fez diferença e isso se refletiu no placar. Não é fácil fazer 4 a 1 no Japão”, disse o atual líder do ranking mundial e que fechou o combate vencendo Jumpei Morishita, campeão mundial em 2010.

A competição teve um formato diferente e começou pela disputa no pesado. O medalhista de bronze no Mundial Chelyabinsk 2014 e nos Jogos de Londres 2012, Rafael Silva, fez um combate duro contra Kenta Nishigata. A vitória veio apenas no golden score, quando o japonês foi punido por falso ataque.
“Foi bem diferente luta num teatro. Eu senti a torcida muito perto, como se estivesse do lado do tatame mesmo. Isso foi fundamental porque o Japão é uma escola muito forte e os atletas têm muita variação de golpe”, comentou Baby. “Agora o treino vai ser importante para mim porque vou ter um atleta de alto nível para treinar”, completou lembrando que até a próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, vão participar de um treinamento de campo que contará ainda com outros atletas da seleção e com os judocas convocados para o Mundial Sub 21. Os treinos serão em dois períodos - de dez da manhã ao meio dia e de cinco da tarde às sete da noite - no antigo Projeto Futuro, no Parque do Ibirapuera. 

A segunda luta foi de Eduardo Bettoni contra Kensei Ikeda. Com um belo ura-nague, o paranaense conseguiu um ippon. O jovem Rafael Macedo foi o responsável por decretar a vitória brasileira ao marcar o terceiro ponto. Convocado para representar o Brasil no Mundial Sub 21, Rafael venceu Yasuhiro Ebi por ter tido uma punição a menos.

“Eu estava bem nervoso. Mas sabia que tinha que chegar primeiro no quimono dele para vencer. Consegui controlar bem no começo da luta e estou muito feliz por ter marcado esse ponto para o Brasil”, disse Rafael Macedo.

No quarto confronto, Alex Pombo começou bem a luta mas já no finalzinho acabou sofrendo uma imobilização e foi derrotado por Ryo Saito por ippon. Para encerrar o confronto com chave de ouro, Charles Chibana conseguiu um belo ippon sobre Morishita

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

HISTORIA DO JUDÔ

Tudo começou em 1882, com Jigoro Kano, um estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundava o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico, e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de amantes desta nobre arte.

O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: \"arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual\". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.

Através de Eisei Maeda, por volta de 1922, o Judô surge no Brasil. O Conde de Koma, como também era conhecido, fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará, onde popularizou seus conhecimentos da nobre arte. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido.

Um fator decisivo na escalada do Judô foi a chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.

Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil um \"celeiro\" de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente, inclusive no Japão. Por ser um esporte de triunfos nacionais, tem \"sua marca\" associada ao sucesso.


Fonte: http://www.cbj.com.br

sábado, 20 de setembro de 2014

PARA COMEÇAR BEM O FINAL DE SEMANA


Judô é uma das modalidades nos Jogos Desportivos da Marinha do Brasil

Nesta quinta feira dia 18 começou os 1º  jogos desportivos da Marinha do Brasil e vai ate 26 de setembro que sera disputado no RIO DE JANEIRO. Organizados pela Comissão de Desportos da Marinha e pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), a competição poliesportiva vai reunir 451 atletas de 13 setores e comandos da Marinha para a disputa de nove modalidades, além do judô.

O programa do JDMB compreende atletismo, judô, orientação, pentatlo naval, boxe, natação, pentatlo militar, tiro esportivo, iatismo e power fit. As competições terão lugar nas sedes do Cefan, na Base de Fuzileiros Navais da Ilha de Governador (BFNIG) e na Escola Naval.

O objetivo é estimular a prática de atividades desportivas e detectar talentos capazes de integrar as equipes militares do Brasil nos 6º Jogos Mundiais Militares, que será disputado na Coreia no ano que vem. A última edição foi realizada no Rio de Janeiro em 2011.

Atualmente, 17 judocas da seleção brasileira são apoiados pelo Programa Olímpico da Marinha (Prolim). São eles: Sarah Menezes (48kg), Nathália Brigida (48kg), Erika Miranda (52kg), Raquel Silva (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Barros (63kg), Katherine Campos (63kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Bárbara Timo (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelem Altheman (+78kg ), Claudirene Cézar (+78kg), Bruno Mendonça (73kg), Eduardo Santos (90kg) e Walter Santos (+100kg).

Matéria original de Cláudio Nogueira disponível em: http://oglobo.globo.com/esportes/de-olho-nos-jogos-mundiais-militares-de-2015-marinha-promove-primeira-edicao-de-evento-poliesportivo-13952887#ixzz3DgJOawvz

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Aquecimento ou Alongamento

Você também já teve duvidas se fazia alongamento ou aquecimento antes da sua atividade física. Então vamos la.

Hoje a maioria das pessoas sabe a importância de se preparar o seu corpo para uma atividade física, mas ainda se tem muitas duvidas se aquecer ou alongar.

Os dois são importantes, só que vai depender só seu treino se você vai alongar ou aquecer. Se o seu treino for de força o ideal é aquecer, o aquecimento criar alterações em seu organismo para suporta grandes cargas. O aquecimento vai aumentar o fluxo sanguíneo, aumenta a capacidade das articulações para suporta grandes cargas assim prevenindo lesões. Pesquisas provam que a capacidade de fazer atividades físicas tendem a melhorar com o aumento da temperatura. Por exemplo, uma elevação da temperatura produz uma dissociação mais rápida e completa do oxigênio da hemoglobina. A liberação do oxigênio da mioglobina, uma fonte extra de oxigênio localizada no músculo esquelético também aumenta em temperaturas altas, para quem tem o metabolismo lento vai ajudar a acelera o metabolismo.

Já o alongamento vai proporcionar a individuo um estado de relaxamento. Se a sua atividade for uma que não vai utilizar tanta carga, uma atividade mais aeróbia ai se deve alongar primeiro.
O alongamento vai reduzir a tensão muscular, previne lesões, desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa localiza a parte do corpo que esta sendo alongada, ativa a circulação sanguínea.

Essa é para o fãs de ulchimata


Esse vídeo é das antigas




Do Fundo do Bau 

Japones EBINUMA se sagra tri-campeão mundial

O japonês MASAHI EBINUMA vem fazendo historia no judo, esse ano ele se consagrou tri-campão mundial na RUSSIA.
O vídeo já diz tudo..... É do Brasil

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A importancia de se praticar esportes

O esporte age em nossa sociedade como um instrumento de interação social, alem de servi como uma eficiente ferramente de inclusão social. É através do esporte que conseguimos retirar indivíduos de uma situação de risco, como envolvimento com drogas, crimes e violência familiar. O esporte vem para auxiliar os praticantes a superar seus limites, alem de trazer uma melhor qualidade de vida, irar ajudar esse individuo a conviver melhor e sociedade. Adquire solidariedade humana, respeito ao próximo, melhora a auto estima e adquire um melhor conhecimento corporal.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Jogos Escolares da Juventude

No dia quatro de setembro começou a maior competição estudantil do Brasil. E a cidade de Londrina - PR sediou a etapa entre 12 a 14 anos, o evento teve um recorde de participante. Cerca de 3.800 atletas participaram do evento. O evento é organizado pelo COB ( Comité Olímpico Brasileiro). Grandes atletas Brasileiros já competiram nos jogos da juventude, entre eles a nossa campeã Sara Menezes.
O evento reuni atletas de todos estados Brasileiros e Goias e Formosa não poderia estar fora dessa maior celebração do esporte estudantil. Aos poucos Formosa - GO vem conquistando seu espaço no esporte a nível nacional, esse ano podemos comemorar conseguimos classifica atletas para as duas fases dos jogos. Não ultimo final de semana de 5 a 7 de Setembro os atletas do judo competiram nos jogos e Formosa - GO e Academia OFM estava bem representada, o atletas Matheus Campos subiu nos tatames e mostrou a força do judô Formosense, infelizmente ele ficou nas oitavas de finais. Matheus treina com o Sensei Saulo Ferreira a 4 anos e nos últimos o atleta vem se destacando no esporte. Parabéns
ao atleta por mais uma epata e sua jornada

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Judô nas Escolas

o judô traz em seu nome um lema de vida o "caminho suave" que é levado por toda vida dos praticantes. É um esporte que promove amizade, respeito mutuo e esforço para melhorar. Um estudo realizado pela UNESCO, braço direito da ONU ( Organização das Nações Unidas) destaca o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico.
Alem disso o estudo declara que o judô é o melhor esporte como formação inicial das crianças e jovens de quatro a vinte e um anos ja que promove uma educação física integral. O esporte permite, através do conhecimento e pratica regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: Localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

Regulamento de Graduação

Em 2011 a CBJ junto com a comissão de grau nacional publicou um artigo para padronizar os exames de faixas e promoções de Graus.
Segue o link do artigo:
http://www.cbj.com.br/painel/arquivos/documentos_oficiais/REGULAMENTO%20DE_GRADUACAO%20-%20DIVULGADO%20EM%2009%20DE%20FEV%202011.pdf